Introdução e Objetivo

O problema dos alagamentos se tornou algo comum na vida de habitantes de muitas cidades, principalmente em grandes centros urbanos, sendo  frequentes em algumas épocas do ano, normalmente entre os meses de dezembro e fevereiro. Isso ocorre pela ação da natureza, pois nessa época do ano acontecem intensas precipitações, e pela intervenção humana, já que necessitamos de estradas pavimentadas, o que acaba com a drenagem de água no local.

Diante disso, este trabalho apresenta o Pavimento Permeável como uma inovação tecnológica, que pode solucionar o problema dos frequentes alagamentos, já que o mesmo contém um poder de drenagem excepcional, podendo trazer maior conforto para os habitantes de localidades que sofrem intensamente com isso.

Se utilizada em pontos críticos de alagamentos, além de reduzir os transtornos com alagamentos, a água poderá ser reutilizada, já que a instalação do Pavimento Permeável pode devolver a água aos lençóis freáticos ou armazena-la em reservatórios.

Metodologia

Para a realização do presente estudo, houve o levantamento de dados já existentes e publicados. No qual a pesquisa documental fez parte do trabalho, com o objetivo de embasar os temas sobre o Pavimento Permeável, suas vantagens e desvantagens além de outros pertinentes ao tema.

O trabalho constou, ainda, de coleta de dados baseada na documentação indireta, que consiste na leitura e análise de materiais produzidos por terceiros, que podem apresentar-se na forma de textos, jornais, fotografias, filmes, documentos de arquivos públicos, contratos, revistas, dissertações, entre outros.

Através dos dados coletados, foi possível debater sobre a importância da utilização deste Pavimento como um material que pode solucionar em parte um dos grandes problemas das grandes cidades que é as enchentes.

Para a concretização do que seria exposto neste estudo, recorreu-se sempre a duas ou mais fontes, assegurando a veridicidade dos fatos.

Resultados

O Pavimento Permeável é um revestimento de concreto permeável que apresenta alta porosidade, permitindo a infiltração de água. Este concreto é constituído de material granular quase todo com a mesma granulometria. O uso do mesmo tamanho de agregado cria vazios, pois eles não conseguem ser preenchidos sem agregados menores, sendo assim, esta quantidade de vazios vai tornar o material permeável. Tipicamente apresenta 15% a 25% de teor de vazios e atinge um coeficiente de permeabilidade por volta de 0,34 cm/s.

A função permeável do concreto não funciona se ele não estiver associado à base e sub-base granular. A água da chuva desce pelo concreto poroso e precisa ser armazenado na estrutura granular, que deve ser de pedras ou britas com grande volume de vazios, sugere-se a utilização na base de um agregado com volume de vazios superior a 40%. Essas camadas devem ser dimensionadas para funcionarem como reservatório e também suportar a carga solicitada. A altura das camadas varia em função do tipo de tráfego, tipo de solo e regime de chuvas da região.

A utilização do Pavimento Permeável é restrita, podendo ser utilizado como via para pedestres, estacionamentos e vias de tráfego leve de veículos, pois não suportam intensas quantidades de carga e um fluxo constante de veículos, Isso ocorre devido a grande quantidade de vazios existentes no concreto, pois quantos mais vazios possuir, menor será sua resistência à compressão.

Nos locais utilizados, apresentou uma ótima drenagem, onde proporcionou um aumento considerável das áreas permeáveis. Sua utilização em grande escala, deve ajudar a minimizar a ocorrência de alagamentos ao eliminar a água de escoamento superficial, permitindo que as águas das chuvas possam ser infiltradas no solo e abastecer os lençóis freáticos, ou serem armazenadas para ser reutilizada para irrigação, lavagem de calçadas, entre outros, contribuindo desta forma com a sustentabilidade. A escolha entre os tipos de infiltração varia em função das condições locais do solo, risco de contaminação e distância do lençol freático.

O sistema apresentou eficácia e resultados surpreendentes em parques e estacionamentos, além de poder durar até dez anos sem problemas estruturais, porém nos dois primeiros anos, o concreto deve perder 50% da capacidade de sua permeabilidade e continuar perdendo o resto gradativamente até que os vazios estejam entupidos na superfície, sendo necessária uma correta manutenção para que o pavimento possa voltar a ser permeável.

Considerações Finais

O Pavimento Permeável traz consigo uma solução para muitas cidades brasileiras que sofrem com  frequentes alagamentos, mas este sistema de pavimentação chega a custar 35% a mais, porém, além de possuir a função de pavimento e drenagem, é utilizado para adequar o projeto à legislação, respeitando a permeabilidade exigida pelos órgãos públicos.

É importante ressalta que as inundações são causadas pelo excesso de água nos rios, fazendo com que o Pavimento Permeável não faça diferença neste caso.