Introdução e Objetivo
O atletismo tem grande importância na evolução física do aluno, pois engloba todos os sentidos do corpo humano, trabalhando também os gestos básicos presentes no cotidiano como correr, saltar, pular, arremessar, caminhar e lançar. Possui um grande peso no progresso motor do aluno, assim, recomenda-se que seja aplicado desde o jardim de infância até o ensino médio. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi verificar se a prática do atletismo está efetivamente presente na educação física escolar no ensino fundamental.
Metodologia
Através de um questionário especificamente desenvolvido, contendo 3 questões fechadas, foram analisadas as repostas obtidas a partir da aplicação para 8 (oito) professores de quatro colégios do ensino fundamental de Campo Mourão/PR.
Resultados
A análise dos resultados aponta que a grande maioria dos professores (75%) geralmente trabalham a modalidade Atletismo de forma lúdica e eventualmente (10%) aborda conteúdos teóricos. Percebe-se ainda baixo estímulo a continuidade do treinamento de Atletismo (15%) aos alunos que se destacam durante as atividades desenvolvidas nas aulas da modalidade.
Considerações Finais
Pode-se concluir que o atletismo ainda é pouco explorado no ambiente escolar e basicamente contempla atividades lúdicas e recreativas. Sendo assim, sugere-se ampliar a discussão do tema no sentido de estimular os profissionais já atuantes no mercado ao trabalho da modalidade com mais ênfase além de divulgar a proposta aos futuros profissionais no período de formação acadêmica.