Introdução e Objetivo
Alguns aspectos podem influenciar na postura estratégica da organização como valores, atitudes, motivações que os proprietários desejam e o poder de decisão dos executivos. A postura poderá variar de acordo com o cenário do mercado, tanto externo como interno. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é estudar qual é a postura estratégica adotada por uma empresa no ramo de fabricação de móveis, localizada na região centro ocidental do Paraná.
Metodologia
Para a realização dessa pesquisa serão adotados os seguintes métodos: pesquisa em livros, artigos científicos, internet, dentre outros. Após levantamento dos dados primários, serão entrevistados os gestores da organização por meio de questionários com perguntas estruturadas e semi-estruturadas para avaliar qual a postura estratégica adotada pela empresa e de que forma os executivos chegaram a ela. Por fim os dados serão avaliados de forma qualitativa alinhavando com a parte teórica estudada anteriormente.
Resultados
Os resultados indicaram qual a postura que a empresa adota, entre as previstas: sobrevivência, manutenção, crescimento e/ou desenvolvimento, pois para se adotar uma delas há que se salientar que a postura da empresa depende de várias questões que poderão influenciar no futuro da organização.
Considerações Finais
Considera-se de suma importância estudar o presente assunto em face de que a postura estratégica dentro das empresas é uma forma de os líderes aplicarem os pontos fortes de um negócio para as necessidades de curto e longo prazo no mercado. A formulação de uma postura estratégica é parte do processo de planejamento estratégico mais amplo, quando os gestores colaboram para desenvolver a visão, metas e estratégias para um negócio no futuro previsível.