Introdução e Objetivo

As rodovias brasileiras, são responsáveis por 95% do transporte de passageiros e 61% do transporte de carga. A péssima condição das estradas brasileiras faz com que aumente em 40% do custo da manutenção do veículo.

Como solução para uma pavimentação de alta durabilidade e baixo custo de manutenção, é a pavimentação rígida, na qual utiliza-se o concreto como principal elemento, ao invés do asfalto. Essa pavimentação dispensa operações tapa buracos e recapeamentos, além de ser uma obra rápida.

Além das vantagens econômicas e ambientais, a pavimentação rígida oferece maior segurança aos motoristas, necessita de menor distância de frenagem, em pista molhada não causa aquaplanagem, além da redução do combustível em cerca de 11% devido à menor inércia que o veículo precisa vencer.

Esse trabalho objetivou-se a mostrar as vantagens da pavimentação rígida confrontada com a pavimentação flexível. Além de justificar a pouca utilização da mesma nas estradas brasileiras. 

Metodologia

Para a realização desse trabalho utilizou-se o método de abordagem Quantitativo-Qualitativo. A presente pesquisa foi caracterizada quanto aos fins como Descritiva e Explicativa, e quanto aos meios como Bibliográfica, pois seu desenvolvimento teve como base materiais já elaborados e disponíveis publicamente, recebendo as interpretações dos pesquisadores. Para a realização dessa pesquisa foram consultados anais de congressos, sites específicos para pesquisa científica, artigos, teses, dissertações e materiais que tratavam sobre pavimentação rígida. 

 

 

Resultados

Embora a pavimentação rígida seja a solução dos problemas das estradas brasileiras, devido à pouca manutenção, por causa da maior durabilidade e vida útil, é pouquíssimo utilizada. Ela está inclusa em aproximadamente 4% do total das estradas, esse fato se dá pelo desconhecimento técnico desse método. Os setores que executam as obras de pavimentação como prefeituras e concessionárias, afirmam ter um custo inicial elevado, além de maior tempo gasto na execução em relação à pavimentação flexível. Então preferem utilizar a pavimentação flexível, sem ao menos testar a pavimentação rígida, perdendo dinheiro, tempo, e poluindo mais o meio ambiente, pois utiliza combustível fóssil, além de material para a construção da mesma, visto que é usado em um grande volume por causa da manutenção constante. 

Considerações Finais

Conclui-se que é melhor investir na pavimentação rígida. Apesar do custo inicial ser competitivo, há uma redução do tempo na execução desse tipo de pavimento. Também existem outros benefícios, como econômico e ambiental, na redução da utilização da matéria prima, e materiais que implicam na manutenção das estradas, visto que a pavimentação rígida não necessita de manutenção.