Introdução e Objetivo
A psicomotricidade, considerada o estudo do homem através do corpo em função de experiências vividas nos remete a motricidade global, que é extremamente importante na coordenação durante a fase de movimentos fundamentais, caracterizando mecanismos reguladores entre o equilíbrio e postura corporal. Respondendo a ação dos grandes músculos, a coordenação motora global leva à criança condições para realizar diversos movimentos ao mesmo tempo. Na infância, principalmente no início do processo escolar, ocorre uma ampla variedade das habilidades motoras, que possibilita à criança um vasto domínio do seu corpo em diferentes atividades, como: andar, saltar, correr, rastejar, chutar uma bola, escrever, entre outras. Deste modo, o objetivo geral do presente estudo foi avaliar o nível de motricidade global de crianças com a faixa etária de 8 anos, regulares na prática da educação física escolar.
Metodologia
O tipo de pesquisa utilizado no presente trabalho foi de caráter quantitativo. A população participante foram crianças de ambos os gêneros com idade de 8 anos de uma escola do município de Campo Mourão/PR. A amostra foi composta por 2 meninos e 2 meninas, que participavam assiduamente das aulas de educação física. Para a aplicação do teste de motricidade global, a população foi encaminhada a uma sala reservada. Foram aplicados os testes de Francisco Rosa Neto (2002), onde se propôs uma Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) constituído por uma bateria para a avaliação de crianças dos dois aos onze anos de idade. O tempo de aplicação dos testes com cada criança variou entre dez a quinze minutos, utilizando materiais como banco de 25cm de altura, corda de 2m, elástico, uma caixa de fósforo e uma cadeira de 45cm de altura.
Resultados
De acordo com os resultados, as meninas avaliadas tiveram sua idade motora média correspondente a 6 anos e 3 meses ou 75 meses, e os meninos atingiram resultado superior com idade motora média de 7 anos ou 84 meses. Perante os dados, constatou-se que as crianças apresentaram idade motora inferior a idade cronológica (8 anos). Entretanto, essas falhas verificadas no desenvolvimento motor global dos alunos de educação física, mesmo que existentes, podem ser minimizadas através da estimulação de atividades apropriadas.
Considerações Finais
Concluiu-se que, ao comparar os resultados apresentados com a idade cronológica, os mesmos foram inferiores ao esperado, atingindo idade motora inferior a 8 anos ou 96 meses. Sugere-se, portanto, que as crianças avaliadas continuem sendo estimuladas durante as aulas de educação física, pois quanto maior o estímulo à imaginação e exploração ao aprender brincando, maior será o desenvolvimento motor dessas crianças.