Introdução e Objetivo
~~A presente pesquisa tem como objetivo averiguar a inclusão do Cinespar nos municípios do Estado do Paraná, por meio de exibição de filmes nacionais, longa e curta-metragem, difundindo a sétima arte em regiões com pouco acesso ao cinema, especialmente nos municípios de baixo IDH –M.
O cinema itinerante é um projeto que foi implementado em 2010 com o nome de Cine Fecilcam, com o objetivo de levar as comunidades periféricas o cinema nacional, contemplado o mesmo objetivo em 2013, deu lugar ao Cinespar: Cinema Itinerante considerando que, a Fecilcam, transformou-se em um dos campi da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, consolidada pela Lei 17.590/2013.
Neste sentido, acreditamos que, com a exibição de filmes nos municípios, poderemos realizar a inclusão do cinema. Além de difundir o cinema brasileiro, oportunizando o contato com o cinema em lugares onde não existe o contato sistemático com a prática de leitura cinematográfica.
Metodologia
A pesquisa foi elaborada por meio de procedimento de referencial teórico, tendo como método a perspectiva do Materialismo Histórico e a Metodologia da Mediação Dialética, a fim de compreender o Cinespar: Cinema Itinerante como um projeto de extensão que possibilita um diálogo com a comunidade, por meio das exibições dos filmes nacionais.
Utilizaremos ainda a prática aplicada por meio de mapeamento das regiões, as quais os projetos atenderam deste o inicio do ano de 2010 a 2016, bem como acervo de fotografia de registros das exibições dos filmes.
A parte empírica efetivamos por meio de entrevistas, com a população dos municípios atendidos pelo Cinespar. Para a formulação das entrevistas foram utilizadas técnicas de conversação. Os dados sendo ou foram tabulados e serviram para análise, interpretação, reflexão dos fatos estudados. As entrevistas foram selecionadas e contemplam o contexto da pesquisa.
Resultados
~~Resultados preliminares indicam que o Cinespar se constitui em um instrumento de apoio para a ampliação do conhecimento das comunidades, via cinema itinerante.
Deste que foi lançado, o projeto já realizou exibições nos 25 municípios da Mesorregião Geográfica Centro Ocidental Paranaense, sendo eles: Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campo Mourão, Campina da Lagoa, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantú, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D'Oeste, Roncador, Terra Boa, Ubiratã, e em outros municípios de outras mesorregiões como: Marechal Candido Rondon, Cafelândia, Godoy Moreira, São João do Ivaí.
No ano de 2016 o Cinespar ampliou sua atividade para alguns municípios de baixo índice IDH-M, pertencente à região dos Campi da Universidade Estadual do Paraná - Unespar, sendo eles: Guaraqueçaba, e Superagui no litoral paranaense, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Mirador, Mauá da Serra e Cruz Machado.
O projeto atendeu até momento um público de aproximadamente 20 mil pessoas, perfazendo mais de 150 exibições em praças públicas, comunidades rurais e escolas.
Acreditamos com a exibição de filmes nas regiões de baixo IDH-M, nas praças e locais comunitários, escolas e em tantos outros espaços, poderemos realizar a inclusão cultural, ou seja, levar o cinema para as pessoas que não tem a oportunidade de assistir a um filme no cinema, por condições financeiras ou pela ausência em sua cidade. Sendo assim, por meio do cinema Itinerante o Cinespar aproxima o cinema nos vários municípios do Estado do Paraná, atraindo público de diferentes faixas etárias.
Outro ponto relevante do Cinespar é trabalhar com filmes nacionais, pois é uma maneira de contribuir para valorização da identidade cultural do Brasil. Sendo assim, podemos dizer que por meio das exibições dos filmes, difundimos o cinema brasileiro, e também contribuímos para que as pessoas reflitam sobre a realidade vivida. Portanto, podemos dizer que é fundamental que valorizemos nossa cultura, devemos levar em consideração que as producões cinematográficas brasileiras, possibilitam um contato com a realidade vivida, é uma maneira de enxergamos por meio dos filmes, ou seja, é preciso fazer do cinema brasileiro uma atividade permanente, uma vez que os filmes nacionais refletem nosso povo e também contribui para seu auto-conhecimento por meio das narrativas.
Considerações Finais
A extensão universitária é uma forma de interação que deve existir entre universidade/comunidade, sendo uma forma de levar conhecimento as comunidades, e com Cinespar podemos fortalecer está interação, tendo como papel a transformação social, num constante diálogo com a sociedade. O cinema é um meio de realizar contato direto com o público, uma das ferramentas mais importante de comunicação, uma vez que possibilita por meio dos filmes uma discussão da realidade vivida por muitos brasileiros.