Introdução e Objetivo
O comportamento organizacional está totalmente relacionado aos costumes, ás atitudes das pessoas, e o estudo e o aperfeiçoamento de pessoas com experiência nesse tema é muito importante para qualquer organização.
O comportamento organizacional abrange inúmeros temas, mais existem alguns deles que são principais e essenciais para que o comportamento e a cultura organizacional da empresa sejam bem sucedidos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do comportamento organizacional para as empresas, o mesmo abordará os principais temas, conceituando-os, para que o entendimento fique mais claro não só pra um gestor de recursos humanos, mais sim para qualquer pessoa dentro da organização.
Metodologia
A opção metodológica é a pesquisa bibliográfica. Os resultados dão conta do conceito e da Importância do Comportamento Organizacional para uma empresa.
Resultados
O comportamento organizacional envolve três níveis hierárquicos de abordagem, a macroperspectiva, a perspectiva intermediaria e a microperspectiva.
Abordagem macroperspectiva: conhecida como comportamento macroorganizacional, essa abordagem trata da organização como um todo, e seu principal objetivo é o direcionamento do melhor comportamento em situações de liderar, comunicar, nas decisões que precisam ser tomadas em grupo, nas negociações e nas atividades em grupo.
Abordagem perspectiva intermediaria: chamada de comportamento mesoorganizacional, por ser uma ligação entre a macro e a microperspectiva, a sua principal finalidade é tratar de grupos e equipes, com o objetivo de socialização, cooperação entre pessoas, e as combinações das qualidades entre membros de uma equipe.
Abordagem microperspectiva: recebe o nome de comportamento microorganizacional, por se tratar do comportamento do colaborador que trabalha sozinho na organização. Seu enfoque principal esta na percepção, motivação e satisfação no trabalho.
A qualidade de vida no trabalho não se trata apenas de salários e benefícios atraentes, muito mais que isso, a satisfação como um todo do colaborador. Para se alcançar essa satisfação existem meios que podem ajudar na melhoria da qualidade de vida no trabalho, como são abordados a seguir:
Identidade de tarefa: o colaborador precisa saber de sua importância e da importância da atividade que realiza dentro da organização.
Significado de tarefa: é necessário o entendimento do colaborador dos impactos que sua atividade causa dentro da organização.
Autonomia: o colaborador precisa saber planejar e executar sua atividade, a organização deve dar toda autonomia para o funcionário desenvolver e resolver os problemas, em consequência isso pode trazer melhoria no seu trabalho.
Feedback: O colaborador precisa sempre do retorno de seu superior, seja ele um feedback positivo ou negativo, esse retorno é de grande importância pois possibilita uma auto-analise, podendo até chegar em uma melhoria da conduta pessoal, e na execução de sua tarefa.
Para as empresas se tornarem competitivas, primeiramente é preciso que o nível do recursos humanos estejam elevado, ou seja, é preciso que colaboradores tenham cada vez mais capacitação e motivação dentro das organizações. Em consequência a empresa só terá bons retornos, tanto na produtividade quanto na lucratividade.
Considerações Finais
É de suma importância que administradores, empresários e empreendedores estejam atualizados sobre o comportamento organizacional, tanto da organização que trabalham quanto as novas teorias sobre o mesmo assunto.
Pode-se afirmar também que nenhuma organização consegue alcançar o sucesso sem ter todo o comportamento organizacional bem administrado, pois organizações giram em torno de seres humanos, desde a produção até o consumo do produto ou serviço oferecido.