Introdução e Objetivo

A motricidade ou a atividade motora são aspectos importantes para o desenvolvimento global da criança, estando relacionados com o movimento do corpo, à capacidade de realizar gestos, atitudes e deslocamentos dentro de um ritmo próprio. Portanto, a motricidade global está relacionada com os movimentos fundamentais que a criança realiza como correr, saltar, girar, aprimorando seus aspectos motores tanto no ambiente escolar quanto em ambientes extraescolares. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a motricidade global de crianças que praticam educação física na escola e crianças que praticam atividades extracurriculares.

Metodologia

A presente pesquisa foi de caráter quantitativo.  A população utilizada foram crianças de ambos os gêneros com idade de 7anos de uma escola municipal. Como amostra participaram 2 crianças que frequentavam somente aulas de educação física e 2 crianças que praticavam atividades extracurriculares além das aulas de educação física na escola. Como instrumentos para coleta de dados foram executados os testes de motricidade global propostos por Rosa Neto (2002). Os testes foram aplicados em uma sala reservada, utilizando materiais como banco de 25cm de altura, corda de 2m, elástico, uma caixa de fósforo e uma cadeira de 45cm de altura.

Resultados

De acordo com os resultados, as crianças praticantes apenas da educação física escolar atingiram uma idade motora média de 8 anos ou 96 meses. Já as crianças que participavam da educação física escolar e mais atividades extracurriculares atingiram uma idade motora média de 11 anos ou 132 meses. Pôde-se observar que, apesar dos resultados atingirem um bom nível motor para ambos os grupos, o nível do desempenho das crianças que praticavam outras atividades motoras foi superior quando comparado à idade motora das crianças que praticavam apenas a educação física escolar. 

Considerações Finais

Conclui-se que a motricidade é a interação de várias funções motoras, sendo muito importante para o desenvolvimento global da criança. Portanto, quanto maior a exploração motriz, através de atividades que complementem a vivência escolar, melhor será o desenvolvimento motor das crianças.