Introdução e Objetivo
A gestão de controle de estoque vem adquirindo forças no cenário das empresas, o que leva os gestores a tomarem decisões que determinam quais produtos devem ser adquiridos, objetivando o melhor giro e evitando sua obsolescência. As organizações devem realizar o controle de estoque e armazenagem dos materiais, para diminuirem os gastos e conseqüentemente os prejuízos causados pela má administração. Com o crescimento de itens comercializados e com diferentes padrões de demanda e características específicas, a complexidade no controle de estoque aumenta a necessidade de realizá-lo de maneira diferenciada. Neste contexto, o presente artigo apresenta a importância e vantagens de se realizar um gerenciamento de estoque eficaz na busca pela melhoria dos resultados. O estudo em questão foi realizado no Supermercado União (Peabiru-Pr) com o objetivo analisar e implementar as ferramentas de gerenciamento e armazenagem de estoque.
Metodologia
O presente trabalho pode ser classificado como estudo de caso, o qual é caracterizado pelo amplo e detalhado conhecimento, que também é adequado para investigação de um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto real. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, pois acarretou uma abordagem de dados estatísticos, com isso tem a pretensão de mensurar as variáveis para análise de um problema e também o uso de recursos e de técnicas estatísticas. Para a realização do estudo, a coleta dos dados foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e observação direta. A análise dos dados foi realizada através da utilização de fórmulas e cálculos específicos para estabelecimento dos novos parâmetros de controle.
Resultados
A pesquisa mostra que o supermercado não possui uma política padronizada de compras, sendo a aquisição de mercadorias realizada por meio de um inventário de estoque, sem que haja base concreta da quantidade de mercadorias a serem compradas, acarretando em mercadorias estocadas por vários meses e em contra partida a falta de outros produtos. Assim, para que haja melhoria na gestão de estoques da empresa analisada, sugeriu-se a definição de novos parâmetros (Ponto de Pedido, Estoque de Segurança, Estoque Máximo de estoque) e realização de controle efetivo de todos os itens armazenados pelo sistema ou também por uma planilha de Excel, permitindo assim organização, controle, redução dos custos envolvidos com o estoque e melhor atendimento aos clientes. Os novos parâmetros de estoque foram recalculados e apresentados ao final do mesmo. Também foi apresentada uma listagem com itens de maior importância com base na metodologia da Curva ABC.
Considerações Finais
Analisando os dados coletados na empresa objeto deste estudo conclui-se que a mesma não realiza adequadamente o controle de estoque, não utilizando nenhum parâmetro para auxiliar as compras realizadas. Observando os dados relativos aos parâmetros de estoque, observa-se que a empresa pode apresentar maior rentabilidade e melhor serviço junto a seus clientes com o uso do método apresentado e sugerido, o que acarretará em um adequado controle de estoque e um processo de armazenagem satisfatório.