Introdução e Objetivo

   A empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída por acadêmicos de graduação auxiliados por professores. Sendo uma empresa constituída de uma pessoa jurídica, com regras geridas por um estatuto, um regimento interno e podendo gerar fundos próprios.

Segundo o (MEJ) Movimento Empresa Júnior no Brasil, o objetivo de uma Empresa Júnior é proporcionar aos acadêmicos uma aplicação prática de conhecimentos teóricos aprendidos nas IES, desenvolver o espírito crítico, analítico e empreendedor do aluno.

O objetivo central desse estudo é descrever o papel da Empresa Júnior dentro da instituição de ensino, mostrar a importância para os acadêmicos de conhecer o mercado de trabalho enquanto acadêmicos, destacar como os mesmos poderão se tornar profissionais capazes, lideres e empreendedores, adquirindo experiência profissional e pessoal e colocando em prática as teorias aprendidas em sala de aula, com a realização de projetos sociais e de consultoria.

Metodologia

Trata-se de um trabalho descritivo, com a abordagem qualitativa, com a utilização de pesquisa bibliográfica e análise de Empresas Juniores atuantes como procedimentos metodológicos.

A pesquisa, quanto aos fins se caracteriza como descritiva e quanto aos meios, como bibliográfica e digital. Foram consultados sites especializados de pesquisa, artigos, mídias eletrônicas, vídeos, site Brasil Júnior, MEJ (Movimento Empresa Júnior), documento DNA Júnior, participação em palestra de empresa Júnior, entre outros.

Resultados

Os resultados mostraram que uma Empresa Júnior realiza a aproximação de acadêmicos com a realidade do mercado de trabalho, exercitando a criatividade, organização e a liderança, desenvolvendo habilidades não técnicas como a cooperação, capacidade critica habilidades gerenciais, empreendedoras e trabalho em grupo.

A Empresa Júnior se torna um laboratório de trabalho, no qual, é possível participar de toda a etapa do desenvolvimento e execução de projetos, assim sendo, oferece uma oportunidade impar para o acadêmico, possibilitando vivenciar problemas reais do cotidiano de uma empresa e conhecer as áreas de atuação e então escolher melhor a área com que mais se identificar dentre as diversas áreas de atuação de seu curso.

A Empresa Júnior facilita o ingresso de futuros profissionais no mercado, colocando-os em contato direto com o seu mercado de trabalho, contribuir com a sociedade, através de prestação de serviços, proporcionando ao micro, pequeno e médio empresário, projetos personalizados com qualidade e contribui com a sociedade através de projetos e consultoria oferecendo serviços com preços acessíveis, assim obtendo experiências em gestão de custos e despesas, planejamento e gerenciamento de projetos, gestão de materiais, gerenciamento de mão-de-obra, relacionamento com clientes, e outras questões que são vivenciadas diariamente, por uma empresa.

A Empresa Júnior pode ser apoiada pela instituição de ensino, assim fortalecendo o vinculo empresa-escola, a instituição que possui uma Empresa Júnior ganha mais visibilidade perante a sociedade e sendo uma forma de divulgação da própria instituição e do curso, se tornando um complemento curricular e sendo também uma forma de estratégia para novas parcerias. E também a Empresa Júnior pode estar atuando na instituição buscando soluções para possíveis problemas assim realizando projetos internos.

 Acima de tudo, a Empresa Júnior agrega conhecimento diferenciado, dando ao acadêmico oportunidade de obter um diferencial perante aos demais acadêmicos e permite ao mesmo atuar profissionalmente antes mesmo de se formar com a orientação de seus professores orientadores e conviver com o meio empresarial, podendo lidar com situações reais  e proporcionando também oportunidades futuras devido aos contatos feitos durante a realização dos projetos.

Considerações Finais

Com a elaboração do estudo, foi possível concluir que a Empresa Júnior tem um papel muito importante tanto para a formação do acadêmico quanto para a instituição que o objetivo primeiro das empresas juniores é promover a melhor experiência de mercado aos alunos graduandos na instituição. Dessa forma, as EJs contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo em sua região, tornando-se um diferencial e colocando-o a frente de possíveis concorrentes.