Introdução e Objetivo

O presente trabalho apresenta a importância das medições de desempenho para a tomada de decisões estratégicas nas organizações, mostrando como estas medições influenciam para que decisões estratégicas sejam tomadas com maior lucidez técnica em relação a realidade vivenciada pela empresa. O novo ambiente competitivo (suportado por sistemas de tecnologia) exige uma postura consciente do executivo, que necessita de subsídios para a tomada de decisões estratégicas, a fim de guiar a organização. Até as melhores operações de uma organização necessitarão de melhoria com o passar do tempo, assim, para que os gestores possam elaborar a abordagem de melhoria em sua empresa precisam saber o quanto estas já são boas, logo as medidas de desempenho se tornam pré-requisito para melhoria. Além disto possibilitam uma análise minuciosa das informações permitindo comparações e criando condições de melhorar o processo de gestão.

Metodologia

Para realização do levantamento bibliográfico foi utilizado o método de abordagem qualitativo. Quanto aos tipos de pesquisa classifica-se em relação aos fins classifica-se como exploratória devido a busca pelo conhecimento dos indicadores, quanto aos meios se classifica como bibliográfica, pela utilização de materiais de livros, artigos e Internet.

Resultados

Realizar a medição de desempenho, nada mais é que o processo de quantificar uma ação, onde a medição é o processo de quantificação e o desempenho da produção como o derivado de ações tomadas pela administração, e uma vez que não é realizada a medida de desempenho, é impossível ter o controle das operações de forma contínua. Já o controle tem como objetivo medir e avaliar os resultados e as ações, através da comparação de padrões pré-estabelecidos, tendo como finalidade realimentar os tomadores de decisão, de modo que os mesmos possam corrigir ou reforçar o desempenho, como também interferir em outras funções do processo administrativo, assegurando assim, que os resultados atendam as metas. Com isso, é possível verificar, que a principal finalidade do controle de desempenho, é dar suporte para que os resultados das estratégias, políticas e diretrizes, planos táticos e operacionais se ajustem aos objetivos estabelecidos anteriormente. Quando falamos em sistema de medições de desempenho de uma organização, fala-se de um conjunto de indicadores de desempenho organizados de modo a permitir o gerenciamento de processos de forma integrada. Os sistemas de medição podem ser organizados de várias formas, sendo que seus indicadores podem ser determinados de forma meramente intuitiva ou, ainda, podem amparar-se em modernas metodologias de mensuração de desempenho.  As medições de desempenho abrangem vários aspectos do desempenho organizacional, tais como:  lucratividade, competitividade, eficiência, eficácia, qualidade, inovação, produtividade e qualidade de vida no trabalho.  Em 1990 iniciou-se o desenvolvimento do Balanced Scorecard (BSC), um método de avaliação de desempenho, que aborda quatro perspectivas dentro da organização: financeiro, cliente, processos internos e crescimento e aprendizagem, fornecendo então equilíbrio na mensuração estratégica. Para prosperar na era da informação as empresas devem utilizar sistemas de medição de desempenho derivados de suas estratégias e capacidades. O controle e avaliação de desempenho podem ser utilizados como instrumento administrativo, para: corrigir ou colaborar para o desempenho já apresentado, informar sobre necessidade de alterações das funções administrativas, garantir manutenção/ aumento da eficiência, eficácia e efetividade para alcançar os objetivos propostos, informar se os recursos estão sendo utilizados da melhor forma possível.

Considerações Finais

Percebe-se através deste a necessidade de utilizar as medições de desempenho, como forma de fornecer informações relevantes e concretas acerca da realidade organizacional, uma vez que tais ferramentas podem ser utilizadas para respaldar os processos de melhoria. Nos dias atuais, as organizações que não realizam as adequações em suas operações podem, com tempo, perder eficiência operacional, já que a todo momento novas tecnologias e processos surgem, fazendo necessária constante atualização.