Introdução e Objetivo

Devido ao grande interesse e contemporaneidade do tema, esta pesquisa justifica-se pela mediação entre os debates decorrentes e produzidos na literatura acadêmica, das temáticas que abrangem a teoria dos stakeholders e o empreendedorismo social, bem como ao processo de gestão que as envolve. Neste sentido, revela-se a importância de incentivar e entender o funcionamento de negócios que internalizam uma preocupação com a sociedade e o ambiente e que visam à transformação social, tendo como foco as empresas que exercem práticas direcionadas à própria sociedade em que estão inseridas, propendendo os stakeholders como fonte de desenvolvimento, inovação, captação de recursos, bem como na elaboração de distintas estratégias. O trabalho tem como objetivo identificar, por meio de um ensaio teórico, quais empreendimentos sociais necessitam de parcerias- stakeholders- para se desenvolver e tornarem-se sustentáveis, tanto na gestão quanto nos processos práticos do cotidiano da organização.

Metodologia

A pesquisa caracteriza-se como referencial teórico utilizando levantamento de dados por meio de estudo descritivo, sendo o método onde o pesquisador analisa, registra, relaciona e correlaciona os fenômenos observados, bem como explicativo, onde o intuito é identificar os fatores que colaboram para a ocorrência de determinado fato, buscando identificar a razão, de determinado acontecimento. Desse modo, o delineamento da pesquisa é embasado em estudo inteiramente bibliográfico, contando como âncora a literatura existente na área: livros, artigos de periódicos nacionais e internacionais e publicações por meio eletrônico (digital) ou impresso.

Resultados

Na presente pesquisa, foram observadas evidências que permitissem uma investigação mais completa sobre o relacionamento entre o empreendedorismo, vertente social e o perfil do potencial empreendedor, observando a forte influência que os chamados stakeholders apresentam em organizações sociais atuando ativa e diretamente como captador de recursos indispensáveis para sua sobrevivência e sua atuação nas estratégias organizacionais, inovação sustentabilidade da organização.

Considerações Finais

Inicialmente nota-se que a prática social se torna necessária diante do momento econômico que passa o país, necessitando de políticas públicas voltadas para o terceiro setor. Dessa forma, infere-se a necessidade de aliar o econômico (que gera riqueza) em conjunto com o social e o socioambiental (que gera empreendedorismo social e transformação do ambiente em que vivemos), aliado às políticas públicas já existentes, e aos stakeholders presentes no ambiente interno e externo da organização.