Introdução e Objetivo
Os projetos podem ser elaborados para solucionar uma situação-problema, consistindo basicamente em transformar ideias em ações, de imediato, a curto, médio ou a longo prazo. Analisando as condicionantes de um curso de graduação, e as pertinências a um projeto, percebe-se que um curso de graduação é: Temporário (prazo de conclusão preestabelecido); Multifuncional (várias áreas da organização envolvidas); Multidisciplinar (várias áreas do conhecimento abrangidas). Além dessas características, um curso de graduação tem: Gerência transitória; Equipe e recursos transitórios; Sofre de falta de dados/experiência (diretrizes curriculares, projetos político-pedagógicos, etc...); Compete por recursos e atenção gerencial com as atividades rotineiras. O objetivo geral deste trabalho é identificar um curso de graduação em Engenharia Civil como um projeto e descrever as habilidades ou áreas de conhecimento que estruturam o curso, colocando-o efetivamente na condição de ser gerido como tal.
Metodologia
O objetivo geral deste trabalho foi identificar um curso de graduação em Engenharia Civil como um projeto e descrever as habilidades ou áreas de conhecimento que estruturam o curso, colocando-o efetivamente na condição de ser gerido como tal. Para elaboração deste trabalho foram avaliados projetos político-pedagógicos (PPC´s) de 2 (dois) cursos de graduação em Engenharia Civil, identificados neste trabalho como Instituição A e Instituição B, e a história de evolução destes cursos. Para a instituição A existe, ainda, duas divisões: A1 (PPC anterior a 2000) e A2 (PPC atual). Foi realizada uma comparação entre o PPC destes cursos e a rotina de implantação em duas situações: um curso recém-autorizado, com sua primeira turma em andamento; e outro consolidado, com turmas já formadas, e reconhecido na comunidade onde se insere. Ambas as instituições tem regime semestral de curso, obrigatoriedade de cumprimento de estágio supervisionado e elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso.
Resultados
Para verificação da propriedade dos PPC´s como um verdadeiro projeto, várias características foram devidamente lançadas em escopo. Essas características são base de análise e comparação entre os PPC´s. As características selecionadas foram: Período do curso; Situação de mantenedora; Carga horária total de atividades; Carga horária de atividades teóricas; Carga horária de atividades práticas; Carga horária de disciplinas pertencentes ao núcleo básico; Carga horária de disciplinas pertencentes ao núcleo específico; Carga horária de disciplinas pertencentes ao núcleo profissionalizante; Carga horária de atividades extra-classe (detalhamento); Presença de disciplinas com pré-requisito ou de processo de retenção e Presença de disciplinas com ênfase de ementa (regionalidades). Analisando-se os PPc´s, percebeu-se que a instituição A, devidamente referenciada como A1 e A2, ampliou sua carga horária total priorizando atividades teóricas. A instituição B, com aproximadamente 25% menos carga horária total que a instituição A, prioriza as atividades práticas (cerca de 30% da carga horária total). Com relação às atividades extra-classe, a instituição B tem uma carga horária bastante expressiva frente a carga horária total. O Curso de Engenharia Civil deve buscar, em sua organização didático-pedagógica, cumprir a concepção de educação superior com o princípio da indissociabilidade entre ensino, atividades investigativas e extensão, disposto no artigo 207 da Constituição Brasileira, de 1988, e terá como parâmetro as Diretrizes Nacionais nos termos da Resolução CNE/CES Nº 11, de 11 de março de 2002 e demais legislações pertinentes. A gestão da educação não pode ser tratada, simplesmente, como uma rotina esporádica, onde as “coisas acontecem” sem nenhum prenúncio. A partir desse entendimento, pode-se aprimorar a ideia de que um curso e graduação é um projeto, respondendo a todas as características necessárias para tal. Pode-se, então, definir um curso de graduação como um empreendimento com objetivos bem definidos, necessidades, oportunidades, ou interesses de uma organização ou grupo de pessoas, com a finalidade de planejar e coordenar ações voltadas para melhoria de processos educativos em seus diferentes níveis e contextos. Assim, a gestão de projetos na área de educação representa não apenas uma referência, mas um instrumento de trabalho capaz de aferir as atividades em um universo de tempo desejado (semestral, anual, ou até mesmo, diário).
Considerações Finais
Deve-se atentar que o gerenciamento de projetos não é restrito a projetos gigantescos, complexos e de alto custo, ele pode e deve ser aplicado em empreendimentos de qualquer complexidade, tamanho, orçamento e linha de negócios. Ao utilizar metodologias estruturadas, permite-se, ainda, desenvolver diferenciais competitivos e novas técnicas e adaptar os trabalhos ao mercado consumidor (sociedade) e aos clientes (alunos).