Introdução e Objetivo
A concorrência no mercado global, bem como no mercado local, exige das empresas inovação para se manterem no mercado. Neste contexto, fazem-se necessários investimentos financeiros e tecnológicos para que as organizações se atualizem e saibam utiliza-los, objetivando uma administração eficaz. Este estudo aborda a importância da Tecnologia da Informação e dos recursos tecnológicos utilizados pelas Micro e Pequenas empresas (MPEs). Os objetivos consistem em realizar uma comparação entre três micro e pequenas empresas de segmentos diferentes (indústria, comércio e serviços) no que se refere a investimentos em tecnologia. De forma específica trata de verificar se conhecem e utilizam todas as funcionalidades da tecnologia que possuem, descrever quais são as tecnologias da informação existentes na empresa e comparar as respostas obtidas dos administradores por meio do questionário que investiga a compreensão da evolução do conhecimento científico sobre o tema em questão.
Metodologia
O procedimento metodológico se deu por meio de pesquisa bibliográfica que abrangeu as características das MPEs no Brasil, os conceitos, importância e aplicação da Tecnologia da Informação, dos recursos tecnológicos e investimentos em inovações tecnológicas e coleta de dados da realidade em três MPEs localizadas na cidade de Campo Mourão-PR.. Foi elaborado um questionário com 14 (quatorze) perguntas subdivididas em tópicos para coleta de dados dos gestores de três Micro e Pequenas empresas de setores diferentes, ou seja, da área de serviços, indústria e comércio. Trata-se de uma pesquisa realizada sem a presença e influência do pesquisador, a empresa da área de serviços e da área industrial responderam e encaminharam o questionário via e-mail e a da área comercial realizou a entrega pessoalmente. As respostas/dados foram tabuladas(os) e comparadas(os) de acordo a revisão bibliográfica e com os objetivos estabelecidos na pesquisa.
Resultados
Faz-se importante mencionar que a empresa do setor comercial realiza vendas de materiais de construção para o varejo, a de serviços é uma escola de idiomas e da área industrial é uma empresa de tecnologia que fabrica produtos para a área agrícola. De acordo com os dados obtidos observou-se que:
- Existe uma diferença significativa na quantidade de funcionários por empresa, isso implica em uma maior mobilização da organização e de recursos para realizar treinamentos, ou seja, a empresa da área industrial necessita treinar 112 funcionários para utilizar a tecnologia existente, em comparação com a do comércio que são 2 funcionários e de serviços que são 13 funcionários;
- As empresas pesquisadas utilizam computadores, notebook e celulares, o setor industrial é o que possui a maior quantidade de computadores e a empresa do setor de serviços a maior quantidade de tablets. Identificou-se também que as três MPEs possuem acesso à internet, página na internet, facebook e correio eletrônico.
- As MPEs possuem um sistema de controle e de gestão, o sistema é terceirizado e atualizado mensalmente (comércio e indústria) e semestralmente (serviços). O gestor da empresa do setor comercial “não” conhece todas as funcionalidades do seu sistema empresarial e declarou que o mesmo atende as suas necessidades. Diferentemente, dos gestores dos demais setores que responderem conhecer todas as funcionalidades do sistema e este “não” atende as suas necessidades.
- Identificou-se que raramente realizam treinamentos com seus funcionários para operar o sistema existente.
- Os administradores das três Micro e Pequenas empresas acreditam que a tecnologia da informação traz retorno financeiro e concordam em suas justificativas que esse retorno está relacionado ao controle e gestão dos recursos da empresa, como estoque, caixa, financeiro.
- No que se refere a vantagem competitiva em relação aos concorrentes também concordaram que os recursos tecnológicos tornam a empresa mais competitiva.
- Os gestores informaram que investiram em compra de equipamentos novos (os três segmentos), adquiriram novos sistemas de gestão e investiram em mídias digitais (com exceção da área comercial). Existe uma concordância em relação ao retorno que os investimentos trouxeram, as três MPEs identificaram que houve uma valorização da empresa e satisfação dos clientes, acrescenta-se ainda para o setor industrial um retorno financeiro.
Considerações Finais
Apesar de vários estudos que colaboram com um avanço das MPEs em um ambiente instável, competitivo, com características globais, muitos são os desafios ainda encontrados por este setor e que podem ser explorados por meio de um saber científico propostos na prática.