Introdução e Objetivo

Não é novidade que a mídia televisiva possui um imenso alcance social e se torna referência por meio de seus conteúdos e procedimentos consensuados de acordo com o momento, interferindo na vida dos telespectadores, dos profissionais, dos alunos e da sociedade como um todo. Este estudo tem como objetivo verificar na literatura as possíveis influências da mídia televisiva e identificar o papel da escola como contribuidora da formação da visão crítica por meio da produção de conhecimento sistematizado, que permita orientar o comportamento e as atitudes de seus educandos. Buscar a discussão deste tema sob diferentes interpretações de diversos autores é enriquecedor para esclarecer a trajetória da mídia como comunicação de massa e “formadora de opiniões” e para entender como o telespectador  pode ser influenciado pelos meios de comunicação.

Metodologia

A revisão bibliográfica parte de informações gerais sobre: o que é mídia televisiva e sua influência na vida das pessoas. Dos autores que discutem sobre o tema destacam-se neste estudo Bond (1962), Ramos (1995), Machado (2000), Houaiss (2001), Pierry (2002), Penhalver (2002), Chimelli (2002), Fischer (2006), Rosenberg (2008). Também se evidencia o papel da escola frente às influências da televisão conforme o entendimento de Belloni (2010) e Rosenberg (2008); a educação como formadora do senso crítico é um tema discutido nesta pesquisa de acordo com as reflexões de Kellner (2010), Penteado (1991). 

Resultados

O que se observou é que a mídia televisiva tem grande força sobre os grandes e os pequenos indivíduos e que ocupa papel de destaque em suas respectivas vidas, na medida em que suas imagens e vozes estão basicamente em todos os lares, considerando que é grande a quantidade de horas que as crianças e adultos assistem de TV. Consequentemente, os sujeitos da escola também são telespectadores de muitas horas diárias, que quando computadas ao longo de suas existências, por vezes, resultará em maior tempo de exposição à televisão do que envolvidos em atividades pedagógicas escolares. Sua influência como cultura de massa, é explicita,  quando as pessoas incorporam em suas vidas pessoais, modos de falar, modos de vestir, padrões de comportamento, parâmetros de julgamentos, informações e outros, sem muita reflexão, quase como um ato inconsciente, se submetendo à massificação É neste contexto, que a contribuição da escola é válida, pois pode romper com a simplicidade de interpretação e pode desenvolver a educação para a mídia televisiva, acoplando conhecimento versus realidade social, fazendo do ensino um processo ativo, atrativo e recriador do conhecimento, na medida em que “desmancha” os materiais televisivos através do senso crítico.

Considerações Finais

Embora a discussão desse tema não se esgote nesse trabalho, é evidente o papel da mídia televisiva como cultura de massificação. Neste contexto, a escola é bastante significativa na medida em que desvela o que está nas entrelinhas da TV e que pode apontar alguns caminhos que as reflexões podem trilhar para continuar contribuindo com a formação do telespectador da mídia televisiva mantendo o seu senso crítico ativo.