Introdução e Objetivo
O desenvolvimento sustentável atualmente é um assunto discutido com importante relevância, devido ao alto consumo de recursos naturais e consequentemente a produção de resíduos gerados por este processo. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo demonstrar como a construção civil pode e deve amenisar os impactos ambientais.Neste contexto, a indústria da construção civil, se destaca como sendo uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento sócio econômico, em contrapartida, é uma grande consumidora de energia e grande produtora de resíduos.
Diante deste quadro é preciso reconhecer os problemas causados pelo meio social, para entao tentar solucioná-los. Assim surge as chamadas “construções sustentáveis" e os "empreendimentos verdes”, que tem como objetivo reduzir ao máximo o número de resíduos, a agressão ao meio ambiente e o uso de energia, formando assim, um novo conceito em construção.
Metodologia
Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, e exploratória quanto as bibliografias, foram utilizados diversos artigos. O método utilizado nesta pesquisa foi o qualitativo. O metodo qualitativo, é uma vertende da pesquisa, onde o objeto pesquisado é analisado minuciosamente, e sua fontes bibliograficas tambem, podendo assim ter como resultado uma pesquisa clara, objetiva e detalhada.
Para sua elaboração, foram analizadas várias obras de autores distintos, que discutem a importância do conceito de construção sustentável.
Resultados
Para que uma obra se torne realmente sustentável, a escolha dos materiais e do projeto arquitetônico é um fator decisivo. Os materiais devem ser escolhidos de forma a utilizar, de preferêcia, os que se encontram no local da obra, que sejam recicláveis, não tóxicos, pouco processados, evitando o uso de materiais de origem química.
Com relação ao funcionamento elétrico, o uso de placas solares para a captação de energia é uma alternativa que de imediato aparenta ser inviável e com um retorno lento, no entanto, ao longo da vida util da edificação se projeta como uma curva retornável economicamente.
Nas áreas externas, o uso de captadores de águas pluviais e um sistema hidráulico que auxilie no reuso, é uma forma de economizar o uso da água potável. No que se refere ao paisagismo deve-se optar por espécies nativas da região, pois estas não terão problemas de adaptação, quanto a impermeabilização externa, é aconselhável que se utilize materiais permeáveis evitando escomento das aguas para galerias de aguas pluviais.
Considerações Finais
O conceito de desenvolvimento sustentável, não surgiu como um modismo, ele foi desenvolvido para se tentar solucionar problemas, e como qualquer outra tecnologia inovadora que envolve pesquisa, como é o caso da produção de novos materiais sustentáveis, isto incide em custos imediatos elevados, no entanto, como a dissiminação das tecnologias se tornará cada vez mais viável e necessária para a preservação do planeta.