Introdução e Objetivo
O presente estudo teve como foco central a educação no período feudal. Primeiramente apresentou-se brevemente as características do feudalismo numa sociedade onde o escravismo era o principal foco. Em seguida discorreu-se a respeito dos meios de produção utilizados nesse período e sua economia. Ao final do estudo destacou-se aspectos da desvalorização da educação e as batalhas contras os vândalos que saqueavam as poucas escolas que existiam nesse período. Este estudo teve como objetivos compreender a organização da sociedade no período feudal e entender como se organizava a educação neste período.
Metodologia
Para realização do estudo traçou-se um percurso metodológico para melhor nortear o trabalho, sendo orientado pela pesquisa qualitativa de procedimento bibliográfico que investiga o problema a partir do referencial teórico existente em livros e artigos que tratam da temática em questão. Ressalta-se que no estudo bibliográfico não foi determinado um período específico de análise de publicações sobre o tema, apenas pautou-se em estudo teórico.
Resultados
A partir dos estudos realizados observou-se que após este período não existiam mais os escravos, pois o cidadão agora era dono de sua vida, tinha suas próprias ferramentas de trabalho, não poderia sofrer nenhum tipo de maltrato ou ser vendido, porém isto acontecia somente na teoria, o servo permanecia preso a terra, não poderia deixar a propriedade e de todo o seu trabalho deveria ser destinado 50% ao senhor feudal. Falando do âmbito educacional, o processo não foi tão produtivo e evoluiu pouco no sentido de oferecer educação para maior parte da população. Em contrapartida, essa população não estava preocupada com os ensinamentos e sim com as guerras e seus lucros, mas teve seu contingente produtivo em termos de registro dos conhecimentos acumulados até aquele período. As escolas nos mosteiros e seus métodos tradicionais de ensino ganharam destaque, porém o maior objetivo era a salvação da alma.
Considerações Finais
Ao retomar os objetivos deste estudo conclui-se que o processo econômico durante o feudalismo foi realizado a base de troca, não existia uma moeda própria e os cidadãos não estavam preocupados com a economia somente com a sobrevivência. Em grande parte desse período o principal foco foram às guerras e a posse de terras. A educação foi instituída pela igreja católica como instrumento de salvação da alma e da vida eterna, aquele que seguisse os métodos da igreja teria sua alma salva. Não se pode deixar de destacar a importância dos enigmas deixados pelos monges que se tratava de um método para ensinar. Muitas escolas ainda seguem os métodos utilizados pelos monges, como por exemplo, a educação tradicional.