Introdução e Objetivo

A presente pesquisa esta relacionada com a prática vivenciada em sala de aula com a disciplina de Didática Geral, com as alunas do primeiro período do curso de Pedagogia. Nesse contexto, se percebeu a expectativa e a curiosidade dos alunos em conhecerem a Didática e a sua importância na formação do professor pedagogo. Os alunos esperam que o conhecimento adquirido sobre o conceito e a base teórica da Didática seja suficiente no enfrentamento do cotidiano da sala de aula com alunos da Educação Básica. Os professores dessa disciplina, na sua maioria, sentem-se motivados a auxiliar os acadêmicos nessa procura, pois o professor é capaz de incentivar seus alunos em seus progressos na aprendizagem, criando uma aproximação entre quem ensina e quem aprende numa parceria amorosa pela educação.

GERAL: Compreender o que é Didática e a concepção do que ela representa no campo educacional

ESPECÍFICO: O objetivo desse trabalho é ampliar os conhecimentos sobre a DIDÁTICA

Metodologia

Para o entendimento do processo utilizou-se de referenciais teóricos clássicos bem como os comentados por educadores contemporâneos que discutem o que é Didática e a concepção do que ela representa no campo educacional. Trata-se de um processo de pesquisa bibliográfica cujos autores apresentam a base do pensamento pedagógico que justificam o método.

Após a seleção do material foi realizada a leitura do material impresso para identificar os aspectos importantes para o trabalho. A leitura informativa científica possibilitou o conhecimento da obra o que proporcionou uma reflexão sobre o tema pesquisado.

Resultados

O trabalho do professor deve estar relacionado com a questão da cidadania, do meio social e ambiental. O conhecimento transmitido pelo educador deve ir além de instrução, mas que possa ser aplicado na vida cotidiana do educando. Por isso a didática deve proporcionar o mínimo de conhecimento para que o professor recrie o seu modo de ensinar, descobrindo outras maneiras de se aprender.

O estudo da Didática não se encerra no processo de formação inicial do professor, mas o acompanha enquanto uma ação reflexiva da prática pedagógica. O processo de ensino e aprendizagem é dinâmico e desta forma deve ser a Didática.

Considerações Finais

Portanto, conclui-se que as contribuições da didática para os profissionais da educação constituem-se em eliminar a dicotomia que há entre a teoria e a prática.  Estudiosos do assunto afirmam que a prática do ensino esta longe de estar articulada com o cotidiano do educando, embora a didática investiga os fundamentos, condições e modos de realização do ensino e atualmente se organizado numa perspectiva crítico-reflexivo, ainda não se conseguiu eliminar a dicotomia entre teoria e prática.