Introdução e Objetivo
A tão aclamada série exibida nos EUA, em sua primeira temporada nos idos de 2008, e que chegou oficialmente no Brasil, pela indústria autorizada NETFLIX, no final de 2013, ganhou o público e a crítica mais acurada, tanto pelo roteiro, quanto pela qualidade estético-cinematográfica de cada episódio, sem contudo contar com recursos ficcionais exuberantes. Mostrando a realidade como ela é, apresentou as possibilidades inerentes à ação humana, bem como os condicionamentos circunstanciais a que se está sujeito cada ser humano. Reside aí uma indagação ético-filosófica com implicações jurídicas e legais, qual seja, a que ponto o ser humano é capaz de chegar para, em determinadas circunstâncias, mudar radicalmente o curso de sua existência particular e social, à guisa de prover para os seus aquilo que se é imposto por um ideal coletivo de realização e progresso, arriscando todos os valores ético-morais?
Metodologia
Através de textos, imagens e multimídias, apresentar-se-á de forma didática explicitativa as principais teses ético-jurídicas trazendo à tona dilemas humano-sociais, tornando o “leit-motiv” das realidades existenciais de cada personagem construído mediante perfis próprios, que na sua maioria revelam esta “desconstrução do sujeito moral”. É por este viés que a investigação filosófico-jurídica se envereda, na tarefa de deslindar tal desconstrução.
Resultados
Possibilitar uma compreensão interdisciplinar, através de mecanismos extra-classe, tal como a referida série em questão e ao mesmo tempo fomentar a capacidade crítico-argumentativa na construção de linguagens multidisciplinares.
Considerações Finais
Há em todas as linguagens uma interdisciplinaridade inerente, de modo que é sempre possível compreender umas as outras usando recursos distintos, tais como metáforas, símbolos etc. Desta forma, Direito, Cinema e Filosofia se interagem, construindo um universo conceitual muito mais rico e completo.