Introdução e Objetivo
O curso de graduação em Agronomia possui mais de 60 disciplinas que tem a função de preparar o futuro Engenheiro Agrônomo para trabalhar com os diversos seguimentos que a área possui. Entre estas disciplinas está o curso de Introdução à Agronomia que visa dar um panorama geral através de aulas teóricas e práticas. O principal trabalho a ser realizado nesta disciplina é a condução de uma cultura agrícola durante todo o semestre com o objetivo de fazer com que o aluno vivencie o dia-a-dia de um Engenheiro Agrônomo mesmo em escala menor. Assim, o autor deste cursando a graduação em Agronomia, na Faculdade Integrado de Campo Mourão – PR, conduziu a cultura da batata, em seu experimento, o que lhe trouxe bons aprendizados sobre a mesma. O maior produtor mundial de batata é a China, onde o Brasil ocupa a 8ª posição. Além de ajudar a limentar a humanidade a mais de 8000 anos, atualmente é a 4ª cultura agrícola na ordem de importância, depois do milho, arroz e trigo.
Metodologia
~~Iniciado o curso, a cada grupo de alunos, foi disponibilizado uma área de 25 m2 e sorteado uma cultura. Ao autor desse trabalho coube conduzir a cultura da batata. Após adquirir as batatas semente, em excelentes estados de conservação, com agricultores da região, fez-se a quebra de dormência para que produzissem brotos de pelo menos 0,5 cm. Como a área estava compactada, iniciou-se o trabalho com o revolvimento do solo para que fosse possível a construção dos camalhões que foram formados com 30 cm de altura e 80 cm entre camalhões. Assim, deu-se início aos manejos de solo, pragas, doenças e plantas daninhas, conforme recomendação da Embrapa. Plantou-se as batatas com 7 cm de profundidade e 25 cm entre plantas. A adubação foi dividida em três etapas, sendo duas com o formulado (4-14-8): nos sulcos, antes do plantio (2,5t ha-1) e 15 dias após o plantio (1,1t ha-1). Quarenta dias após a plantação aplicou-se adubação de cobertura do formulado (12-6-12) na dose de (400kg ha-1).
Resultados
O sonho de iniciar a carreira almejada, na maioria das vezes, inicia-se ao final do ensino médio. Muitos alunos acabam passando em um vestibular sem saber se realmente quer seguir carreira na área do curso que conseguiu vaga. É neste momento, que em um curso de graduação em Agronomia, entra a disciplina de Introdução à Agronomia, que tem o objetivo de mostrar para o aluno, o que o espera, durante a graduação. Nesta disciplina trabalha-se de forma teórica e prática. Além de visitas técnicas, aulas teóricas e práticas, também acontece, uma interação dos alunos com a comunidade interna e externa, da faculdade, onde cada futuro Engenheiro Agrônomo dá o pontapé inicial a uma sólida formação. Isto acontece quando os alunos iniciam um dos principais trabalhos da disciplina, que os fazem interagir principalmente com quase todos os professores do colegiado, laboratório de solos, máquinas, agrotóxicos, agricultores, cooperativas e casas agropecuárias, entre outros ramos que possam ajudá-lo na cultura a ser conduzida durante o trabalho, que ao final é apresentado por meio de um relatório e um dia de campo. O autor deste trabalho, ao vivenciar esta experiência, na posição de aluno, entre os inúmeros aprendizados que adquiriu está o manejo da cultura da batata. Durante a condução da cultura, pode-se vivenciar o dia-a-dia de um produtor de batatas observando-se e aprendendo-se a manejar desde insumos e pragas até doenças e plantas daninhas. Na área havia infestação das plantas daninhas: capim amargoso (Digitaria insularis), buva (Conyza bonariensis), leiteiro/amendoim bravo (Euphorbia heterophylla), picão preto (Bidens pilosa) e carrapicho (Cenchrus echinatus), que foram controlados inicialmente com roçada manual, e na reinfestação utilizou-se o herbicida pendimetalina (3 L ha-1) e clomazona (1 L ha-1). As pragas que mais ocorreram foram: vaquinha (Epicauta atomaria), pulgão (Aphis gossypii), burrinho (Epicauta atomaria), traça (Phthorimaea operculella) e mosca minadora (Diglyphus begini), onde, após ser traçado um plano de controle entrou-se com aplicação de Thiamethoxam (15kg ha-1) e Imidacloprido + Betaciflutrina (0,3L ha-1). Já em relação às doenças identificou-se: sarna da batata (Streptomyces scarbides), Mancha de alternaria (Alternaria solani) e Requeima (Phytophthora infestans), mesmo tendo sido realizado o tratamento das batatas sementes com o fungicida Trifloxistrobin + Tebuconazol (0,75 L ha-1).
Considerações Finais
A disciplina de Introdução a Agronomia tem a função de ambientar e direcionar o aluno dentro do curso e da futura carreira. O curso de graduação em Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão – PR, além de ofertá-la, trabalha com a teoria e a prática dispertando no aluno a cede de aprender cada vez mais sobre o curso. Além de ter aprendido e vivenciado toda a dinâmica da disciplina, também foi possível adquirir bons conhecimentos sobre a cultura da batata.