Introdução e Objetivo

Atualmente, vários estudos na educação básica têm revelado que grande parte dos conteúdos de química trabalhados em sala de aula são descontextualizados da realidade vivenciada dos aprendizes, promovendo apenas a memorização de nomes, fórmulas e conceitos científicos. Essa situação tem dificultado o processo de ensino-aprendizagem da química, o que gera uma barreira na obtenção de conhecimentos úteis para o indivíduo, tanto no aspecto científico quanto para sua formação como cidadão.

Para romper com a realidade apresentada acima, os temas cotidianos, como tratamento de água e esgoto, podem ser utilizados para aproximar os conceitos químicos com o dia-a-dia dos alunos, visando uma aprendizagem mais significativa. A partir desta temática, por exemplo, é possível trabalhar com os "métodos de separação de misturas", que geralmente, são abordados de forma superficial ou a partir de atividades experimentais demonstrativas. Raramente estão ligados a problemas reais e/ou contextualizados.

A partir do contexto apresentado, o presente trabalho apresenta uma proposta para trabalhar de forma significativa conceitos químicos a partir da temática "tratamento de água e de esgoto". Trata-se de uma unidade didática, confeccionada a partir de trabalhos da revista Química Nova na Escola, que será aplicada, em uma escola pública de Campo Mourão, por duas pibidianas bolsistas do Programa de Iniciação à Docência da UTFPR/Campo Mourão.

Metodologia

A proposta apresentada consiste de quatro aulas de 50 minutos cada e uma visita técnica no contraturno:

- Aula 1: Leitura e discussão dos textos "Falta de água de qualidade mata uma criança a cada 15 segundos no mundo" e "Relatório Anual da Qualidade da Água 2012 - Sistema de abastecimento de Campo Mourão". A partir desses textos, o professor poderá trabalhar como a falta de saneamento afeta a qualidade da água, a saúde do ser humano e o meio ambiente. A partir desta problemática, os processos de tratamento e desinfecção de água e esgoto poderão ser explorados utilizando vários conceitos químicos em diferentes dimensões (conceitual, científica, social, ambiental e econômica).

- Aulas 2 e 3: Realizar uma aula experimental que explore os diferentes métodos de separação: físicos (peneiramento, filtração, decantação, coagulação, sedimentação) e químicos (cromatografia em papel e cromatografia em coluna), e relacioná-los ao tratamento de água e esgoto.

- Visita técnica: Visita à estação de tratamento de água e esgoto. Durante a visita, o técnico responsável pelo tratamento da água e/ou do esgoto deverá explicar cada uma das etapas do processo, dando ênfase aos métodos de separação empregados e aos conceitos químicos envolvidos. Ao final da visita, o professor deverá solicitar aos alunos um relato das aulas experimentais e da visita técnica, para isto poderá ser utilizado questões norteadoras.

- Aula 4: Devolutiva dos relatos, discussão em grupos e fechamento do tema abordado.

Resultados

Os temas químicos com enfoque social desempenham um papel fundamental no ensino de química para formar cidadãos. Quando o professor parte de problemas reais (como o tratamento de água e esgoto) e adapta os conhecimentos teóricos (como processos físicos e químicos empregados na separação de misturas) ao contexto social e educacional sem desvalorizar o conhecimento científico, o estudante se sente instigado a aprender química, e aprende de maneira significativa porque o mesmo consegue enxergar aplicações desta ciência no seu cotidiano. Resolver e refletir sobre situações que envolvam técnicas de separação, por exemplo, poderá dar subsídios para que o aluno se posicione criticamente sobre as etapas do tratamento de água e esgoto. Além disso, poderá permitir aos alunos a participação e a capacidade de tomada de decisão, pois trazem para a sala de aula discussões relevantes que exigem dos alunos posicionamento crítico sobre o direito do homem à água de qualidade e ao tratamento do esgoto.

Ao final do trabalho, espera-se que o discente consiga identificar os principais métodos de separação utilizados no tratamento de água e esgoto; que saiba o que é e a função de cada método; aprenda de forma significativa os conceitos químicos envolvidos no tratamento, as transformações ocorridas, a função de cada composto utilizado, entre outros; que consiga fazer relações do conteúdo teórico com fatos que ocorrem no dia-a-dia; que conheça seu direito e dever em relação ao recurso natural água.

Considerações Finais

A proposta relatada explora a temática "tratamento de água e de esgoto" e utilizará diferentes metodologias de ensino, tais como leitura e análise de textos, atividades experimentais e visitas a estação de tratamento de água e de esgoto. A contextualização das técnicas de separação empregados nos processos de "tratamentos de água e de esgoto", intermediada pelas pibidianas que aplicarão a unidade didática, poderá propiciar a aprendizagem significativa dos conceitos químicos envolvidos, pois possibilitará a inter-relação entre a realidade vivida pelos alunos e os conteúdos trabalhados em sala de aula. Esta abordagem tornará o processo de ensino-aprendizagem mais interativo e incentivará os alunos a buscarem o conhecimento para entenderem criticamente a realidade onde vivem; proporcionará, também, aos alunos uma melhor compreensão dos conceitos químicos trabalhados e esse entendimento permitirá que se tornem críticos em situações relacionadas aos processos de "tratamentos de água e de esgoto".