Introdução e Objetivo

O Grupo de Pesquisa em Ensino de Química da UTFPR/Campo Mourão tem ofertado, desde o ano de 2011, cursos de formação continuada para professores de química atuantes em escolas públicas jurisdicionadas ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão. No ano de 2012, as atividades foram custeadas pelo MEC/SESu, cujo apoio financeiro permitiu a criação de um laboratório de apoio pedagógico para professores de química. Uma das atividades desenvolvidas com os professores do NRE é a oferta de cursos teórico experimentais temáticos. Na maioria destes cursos é explorada a transposição didática de fatos e/ou conceitos científicos. O termo transposição didática foi introduzido em 1975 pelo sociólogo Michel Verret e rediscutido por Yves Chevallard em 1985 em seu livro "La Transposition Didatique" onde mostra as transposições que um saber sofre quando passa do campo científico para a escola e alerta para a importância da compreensão deste processo por aqueles que lidam com o ensino das disciplinas científicas. Chevallard conceitua transposição didática como o trabalho de fabricar um objeto de ensino, ou seja, fazer um objeto de saber produzido pelo "sábio" (o cientista) ser objeto do saber escolar. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo relatar uma experiência sobre transposição didática trabalhada com professores de química participantes do programa de formação continuada para professores de química da UTFPR/Campo Mourão.

Metodologia

A vertente transposição didática foi trabalhada com professores de química da educação básica atuantes em escolas públicas jurisdicionadas ao NRE de Campo Mourão. Para isto foram realizados dois encontros de 8 horas/aula cada, nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: (1) Introdução à química farmacêutica: Transposição didática de conceitos de química orgânica para o ensino médio; (2) Processos de óxido-redução presentes em fenômenos ambientais e bioquímicos: Explorando conceitos químicos para o Ensino Médio. Participaram do primeiro encontro 15 professores e do segundo encontro 36 professores, que foram selecionados ou convocados pelo NRE de Campo Mourão para participarem das atividades. Cada encontro foi dividido em duas partes, no primeiro período foram trabalhados apenas aspectos teóricos envolvidos com a temática proposta; no segundo período foram trabalhadas propostas de atividades experimentais passíveis de serem realizadas em escolas públicas. Durante todo o processo foram discutidos/trabalhados conceitos científicos em diferentes dimensões de conteúdo (conceitual, científica, social, ambiental, econômica, entre outras). A avaliação do trabalho relatado foi realizada mediante relato escrito, a partir de formulário aplicado aos professores-participantes, e relato oral durante reunião de área promovida pelo NRE de Campo Mourão.

Resultados

Segundo análise dos relatos dos professores que participaram do curso de formação continuada, os encontros realizados apresentaram um padrão de qualidade didático, científico e organizacional superior aos encontros e atividades que, geralmente, são ofertadas pela Secretaria de Educação. No primeiro encontro foram discutidos/trabalhados conceitos científicos relacionados à química farmacêutica, principalmente os conceitos de estruturas moleculares de compostos orgânicos; grupos funcionais e noções de estereoquímica. Estes conceitos serviram de base para explorar a relação estrutura-atividade farmacológica e a importância da estereoquímica para a ação de fármacos. A partir deste encontro foi possível concluir que a estrutura química de uma substância é fator determinante na sua atividade no organismo. E, em geral, substâncias diferentes com estruturas químicas semelhantes possuem atividade biológica também similar. Um exemplo é o caso da cocaína, procaína e lidocaína que possuem atividade anestésica. No segundo encontro foram discutidos/trabalhados conceitos científicos relacionados à reações de óxido-redução que ocorrem em diferentes condições, tais como o transporte de oxigênio pela hemoglobina e oxidação enzimática de alimentos. A partir deste encontro foi possível relacionar os conceitos de óxido-redução para determinar o teor de oxigênio no ar atmosférico; descoloração de corantes sintéticos; produção e potencial de pilhas; eletrólise da água; corrosão de metais.

Considerações Finais

O curso de formação continuada para professores de química, ofertado pela UTFPR/Campo Mourão, vêm cumprindo com seu objetivo de discutir/trabalhar diferentes metodologias de ensino que estão sendo produzidas/exploradas por pesquisadores da área de ensino de química. Os encontros teórico-experimentais temáticos foram bem recebidos pelos professores de química do NRE de Campo Mourão, principalmente quando estes cursos exploram a transposição didática de fatos e/ou conceitos científicos que estão sendo discutidos e/ou elaborados pelos cientistas de nossa época. Alguns destes professores vêm utilizando os materiais e a metodologia apresentada nos encontros com seus alunos, durante as aulas teóricas e experimentais de química na educação básica.