Introdução e Objetivo

Ao longo de sua carreira profissional o/a professor/a está em constante formação, sendo este um processo contínuo. O curso de formação inicial é apenas um marco nesse processo, no qual soma-se a história de vida desse indivíduo, os conhecimentos de uma área específica, teorias pedagógicas e elementos práticos oriundos da atividade docente, que formam a base sobre a qual a profissão irá se alicerçar. Ao considerar a história da educação continuada de professores de Ciências em nosso país, especialistas em formação docente apontam para a necessidade de superar o modelo, ainda vigente, de formação continuada de professores baseado na racionalidade técnica. Nessa perspectiva, o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química oferta desde 2011 cursos de formação continuada para professores de Química atuantes em escolas jurisdicionadas ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão. Na presente comunicação relataremos o curso "Oficinas temáticas para o ensino de Ciências" desenvolvido em 2018.

Metodologia

O curso foi desenvolvido com 15 professores de Ciências e três de Química da rede estadual de ensino. O curso foi dividido em cinco módulos (M) de caráter teórico-experimental, ofertados uma vez ao mês, totalizando 40 horas de atividades. Cada módulo foi dividido em duas partes, uma dedicada a explorar aspectos históricos e conceituais e outra dedicada à diferentes abordagens didáticas relacionadas ao tema. M1: Noções básicas de astronomia. Movimento aparente do Sol. Horizonte local. Relógio Solar. M2: Silent Spring e a necessária conscientização (Educação) Ambiental. Rachel Carson e o despertar para a Educação Ambiental. Educação Ambiental para além das disciplinas escolares. M3: Modelos atômicos. Aspectos históricos do desenvolvimento dos diferentes modelos atômicos. M4: Alimentação na era da Informação. Mídia e Marketing Científico. Rótulos, embalagens e propagandas. M5: Tabela periódica (TP). História e histórias da TP. Lei periódica e propriedades periódicas e aperiódicas.

Resultados

Nos módulos M1, M3 e M5 exploraram-se temas que são trabalhados pelos/as professores/as em suas aulas. Para esses módulos buscou-se superar eventuais defasagens conceituais, assim como estimular reflexões sobre como os conteúdos relacionados a esses temas podem ser trabalhados utilizando abordagens diferentes das tradicionais, estimulando a participação ativa dos/as estudantes no processo de ensino e aprendizagem. No módulo M1, ofertado por um professor de física da UTFPR, exploraram-se alguns ditos populares, que não verdadeiros, como a posição do sol ao meio dia (Sol a pino). No módulo M3, por exemplo, explorou-se o uso de cinco ferramentas computacionais, de acesso livre, produzidas pela PhET Simulações Interativas da Universidade de Colorado Boulder: Construa um átomo, Rutherford Scattering, Rutherford's Atomic and Thomson's Configurable Plum Atomic-Model e Show Atômico. Além disso, trabalhou-se a análise fílmica de "Nosso amigo o átomo", filme produzido pela Walt Disney Studios em 1957. No módulo M5 trabalharam-se vários aspectos históricos relacionados ao desenvolvimento da TP, muitos dos quais aparecem de forma errônea em livros didáticos de Química e de Ciências, tal como atribuir a paternidade da TP à Mendeleev. Nesse módulo explorou-se o uso de vários jogos didáticos (Uno, Poker, palavras cruzadas, bingo) que permitem estudar conteúdos relacionados à TP, tais como critérios de classificação dos elementos químicos, propriedades periódicas e aperiódicas, entre outros. Sendo o/a professor/a um/uma formador/a de opinião, buscou-se trabalhar nessa perspectiva nos módulos M2 e M4. No módulo M2 explorou-se a necessidade de conscientizar os estudantes em aspectos ambientais. Para isso, utilizaram-se diferentes recursos: fatos históricos relacionados ao contexto no qual o livro Silent Spring de Rachel Carson foi produzido;  fotos e vídeos acerca do uso indiscriminado do pesticida DDT; desenho animado (série Free Willy), episódio 9, intitulado “Hope” (Esperança), que evidencia os efeitos de pesticidas no insucesso no chocamento de ovos de pelicanos devido ao enfraquecimento das cascas dos ovos; entre outros. No módulo M4 explorou-se o enorme volume de informações relacionadas a alimentação disponível na mídia (comerciais, propagandas, revistas populares e Internet). O uso de termos científicos presente em embalagens de produtos alimentícios, para induzir o consumo pela população, foi analisado utilizando rótulos, embalagens e propagandas de alimentos.

Considerações Finais

Entre os principais pontos positivos relatados pelos/as professores/as participantes do curso de formação continuada destacamos a condução de experimentos e ferramentas computacionais, reflexão acerca de metodologias de ensino e abordagens de tópicos que os mesmos poderão utilizar em sua prática docente. Além disso, o desenvolvimento desse curso permitiu o estreitamento da relação entre a UTFPR e o NRE de Campo Mourão, fato que estimulou a continuidade deste tipo de curso para o ano de 2019.