Introdução e Objetivo

No desenvolvimento do projeto de Iniciação Científica intitulado “As contribuições das neurociências ao processo de ensino-aprendizagem” investigamos as contribuições das neurociências para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Sholl-Franco (2016) e Guerra (2016) desenvolvem projetos de extensão sobre essa temática. Sholl-Franco e Aranha (2016) coordenam o Núcleo de Estudos em Neurociências e Educação-NeuroEduc (UFRJR) onde são desenvolvidas atividades: pesquisa em neuroeducação, aprendizagem, corporeidade, narrativa, artes e divulgação científica. O Neuroeduca (UFMG) é coordenado por Guerra (2016) visa contribuir para formação dos profissionais da educação,orientação aos conceitos básicos das neurociências,auxilio na compreensão,melhoria do processo do ensino-aprendizagem. O objetivo do artigo é apresentar  conceito, importância dos estudos das neurociências para a educação, e relevância do conhecimento sobre o processo da aprendizagem, para melhorar a organização do ensino.

Metodologia

Realizamos pesquisa bibliográfica de alguns livros e de artigos publicados em periódicos científicos para discutirmos as contribuições das neurociências para a educação escolar. Também realizamos pesquisas nos sites da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de Minas Gerais que são instituições que possuem profissionais que pesquisam, publicam e desenvolvem formação continuada na área. Destacamos que os estudos que envolvem as neurociências e a educação não são tão numerosos. Existem muitos artigos publicados em outros idiomas no portal de pesquisa PubMed o que dificulta o acesso para muitos pesquisadores brasileiros. Estudamos alguns artigos escritos em português em que os autores tratam de um aspecto ou outro do tema citado e serviram como fonte de pesquisa.

 

Resultados

A partir dos estudos bibliográficos e das discussões no grupo de pesquisa em iniciação científica, destacamos que, de acordo com Guerra (2011) e Lent (2010), as neurociências abarcam uma área de estudo pertencente às ciências naturais. Os profissionais dessa área têm por objetivo analisar tanto a estrutura quanto as funções do cérebro. Silva e Morino (2012) afirmam a formação básica em neurociência é essencial aos professores e demais profissionais da educação, pois possibilita-lhes conhecer novas estratégias de ensino e oportunidades de aprendizagem para os alunos com necessidades especiais de educação. Silva e Morino (2012) afirmam que é necessário desenvolver habilidades e potencialidades dos alunos, o que só é possível se os professores apreenderem como se dá o processo de ensino-aprendizagem, ou seja, como o cérebro da criança, do jovem, do adulto ou do idoso aprende. Desse modo, destacamos que os cursos básicos de formação em neurociências e educação objetivam a formação continuada e a complementação acadêmica dos participantes e contribuem com a produção, a aquisição e o alargamento do conhecimento (GUERRA, 2011). Os projetos de extensão relacionados às neurociências e à educação contribuem para a difusão do conhecimento das neurociências no campo da educação e visam a formação docente dos diferentes profissionais envolvidos com a área da educação. Compreendemos que cada aluno tem especificidades de aprendizado, alguns tem mais facilidades que outros, mas, todos têm capacidade para aprender. De acordo com Rato e Caldas (2010), a relação entre as neurociências e a educação atraem a curiosidade não somente de estudiosos da área como também de governantes e de profissionais da educação. Evidencia-se as últimas grandes investigações na área das neurociências cognitivas e suas aplicações na teoria e prática da educação. Nas pesquisas evidenciam que, além da formação individual por pesquisas em portais de divulgação científica, artigos e livros, os profissionais da educação que têm acesso a tais cursos têm maior possibilidade de refletir sobre suas práticas e melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem a partir do que aprendem nos cursos ofertados, por exemplo, por professores da UFMG e da UFRJ.

Considerações Finais

Os estudos neurocientíficos contribuem para a formação dos profissionais da educação visto que o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro tende a ser um auxílio na prática educativa. É importante entendermos como nosso cérebro aprende e quais as dificuldades no desenvolvimento de habilidades e de potencialidades por meio de novas técnicas de ensino-aprendizagem, assim os educadores precisam entender como ocorre a aquisição de conhecimento, para ser eficiente o processo ensino-aprendizagem.