Introdução e Objetivo

Comumente, o conceito de densidade é desenvolvido nas aulas de química no primeiro ano do ensino médio. Em muitos casos, esse conceito é trabalhado como propriedade intrínseca da matéria, calculada a partir da razão entre a massa e o volume de um corpo. Esse conceito possui diversas aplicações, dentre elas, como método de separação e identificação simplificada de materiais.

Todavia, em alguns casos esse conceito é desenvolvido de forma inadequada em sala de aula, deixando espaços vagos na apropriação dos conhecimentos pelos alunos e, consequentemente, dificultando o aprendizado de outros conceitos como, por exemplo, o de misturas heterogêneas.

Como é descrito no artigo 35° da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino médio possui quatro finalidades, sendo a primeira delas a de possibilitar o prosseguimento dos estudos. Para esse prosseguimento, os alunos necessitam se submeter à exames vestibulares que, em sua grande maioria, apresentam diferentes exercícios de química que exigem a compreensão dos conceitos, dentre eles o de densidade, visando analisar os fundamentos dos conteúdos que posteriormente serão utilizados pelos alunos em suas graduações.

Tendo em vista essa realidade, objetivamos com esse estudo realizar um levantamento das questões presentes nos vestibulares e analisar de que forma o conceito de densidade tem sido exigido nesses exames.

Metodologia

Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada uma análise qualitativa em provas de vestibular de três universidades públicas do Estado do Paraná (Universidade Estadual de Maringá - UEM, atual Universidade Estadual do Paraná ? UEPR de Campo Mourão e Universidade Estadual do Oeste do Paraná ? UNIOESTE) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para a apreciação foi utilizado o método de análise de conteúdo proposto por Bardin, a fim de identificar os conceitos de densidade presentes nas questões de química. Foram analisadas as provas de química (conhecimentos específicos) da UEM dos anos de 2011 e 2012; das provas da UEPR-CM dos anos de 2011 e 2012 e a prova do ano de 2012 da UNIOESTE. Além dessas, foram analisadas as questões do ENEM de "ciências da natureza e suas tecnologias" dos anos de 2010, 2011 e 2012.

Resultados

A partir da análise, foi possível observar que nas questões de química do vestibular da UEM o conteúdo de densidade foi solicitado de modo que os alunos o aplicassem em diferentes situações. Em algumas questões o tema apareceu como uma propriedade da matéria, por exemplo, relacionando isômeros, na qual as interações intermoleculares podem variar o volume, o que, consequentemente, altera a densidade. Em outras questões, o conceito foi solicitado para explicar alguns métodos de separação, como, por exemplo, os de decantação, centrifugação, flotação, levigação, entre outros. Nessas questões, foi possível avaliar se realmente o aluno compreendeu o conceito de densidade para a aplicação em diferentes situações.

Ao analisar algumas questões de vestibulares da UEPR-CM e da UNIOESTE, notou-se que as mesmas solicitavam um conhecimento menos aplicado e mais conceitual, apresentando questões que visavam apenas avaliar a aplicação da fórmula de densidade (d=m/v), principalmente nas questões de física. Já o vestibular da UNIOESTE solicitou o conceito densidade para diferenciar compostos (água, gasolina e álcool).

No que se refere ao ENEM, foi possível observar uma ênfase tanto no aspecto conceitual quanto na compreensão e aplicação do conceito em outras situações como, por exemplo, no cálculo da massa de legumes a partir da densidade e do volume, e, em outra situação, na compreensão da densidade em uma questão que abordava a avaliação da qualidade da gasolina a partir um densímetro.

Considerações Finais

A partir do estudo realizado, foi possível observar que a maioria das questões de química presentes nos exames vestibulares analisados enfatiza apenas a compreensão algorítmica do conteúdo de densidade (divisão da massa pelo volume), dando pouca atenção a avaliação da aplicação desse conceito em outras situações de aprendizagem. Todavia, considera-se importante que os alunos ingressem na graduação não apenas com a compreensão conceitual dos conteúdos, mas, acima de tudo, com a compreensão e a capacidade de análise e aplicação dos mesmos a outras situações. O conteúdo de densidade, em suas diferentes dimensões, é básico e necessário para a compreensão de outros conteúdos que são trabalhados, por exemplo, nas disciplinas de química e física, tanto da educação básica quanto do ensino superior.

Portanto, assim como se faz necessário o trabalho desse conhecimento de forma conceitual, contextualizada e aplicada no ensino médio, é muito importante que os exames vestibulares solicitem essas diferentes dimensões em suas questões, visando à reflexão das noções e princípios a ele associados. Dessa maneira, os estudantes poderão apresentar uma compreensão que vai além do mero emprego de algoritmos, mas que visa à análise crítica e o raciocínio lógico sobre o conhecimento.